Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 O QUE É RPG?

Ir para baixo 
AutorMensagem
Administrador
Administrador
Administrador
Administrador


Mensagens : 528
Curtir : 4
Data de inscrição : 27/06/2011

O QUE É RPG? Empty
MensagemAssunto: O QUE É RPG?   O QUE É RPG? Icon_minitimeQui Jul 07, 2011 12:40 pm

O Senhor Wikipédia explica: O Role-playing game (RPG, traduzido como "jogo de interpretação de papéis") é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.

Os RPGs são tipicamente mais colaborativos e sociais do que competitivos. Um jogo típico une os seus participantes em um único time que se aventura como um grupo. Um RPG raramente tem ganhadores ou perdedores. Isso o torna fundamentalmente diferente de outros jogos de tabuleiro, jogos de cartas, esportes, ou qualquer outro tipo de jogo. Como romances ou filmes, RPGs agradam porque eles alimentam a imaginação, sem no entanto limitar o comportamento do jogador a um enredo específico.

E nós complementamos:

Nesta modalidade de jogo, nascida com tabuleiros e mesas a partir de jogos marcantes na história dos jogadores de RPG, como Lord of The Rings® e Dungeons and Dragons®, um jogador é chamado de Mestre. Isso não significa que ele vai vencer o jogo, ou possui o personagem mais poderoso, mas que será a alma deste, responsável pelo direcionamento das ações de cada jogador.

Será ele quem irá narrar os lugares onde os jogadores estão, estavam ou estarão, como e de que modo os jogadores poderão reagir a esta ou aquela situação e conduzir a história em si, levando os jogadores e seus personagens a mundos de faz-de-conta, que pode incluir desde uma tranqüila e pacífica Orla de Floresta até o mais amedrontador e sinistro abismo – ou lugares bem piores, sempre com muita imaginação, bom senso, criatividade e muita, muita diversão.

Mas, então, você dirá: “Ora, é o mestre que diz como meu personagem pode reagir a uma situação?!”. E respondemos: De certa forma, sim.

Cada um de nós montou seu personagem, com personalidade, caráter, história pessoal, medos, anseios, habilidades, temperamento... Mas isso não quer dizer que um personagem que corre velozmente é capaz de voar, literalmente. Aí entra o bom senso.

Ademais, existe a interpretação de cada um. De acordo com seu entendimento pessoal, seu personagem pode ser um homem poderoso, com força capaz de causar danos astronômicos, magias de defesa intransponíveis, uma capa negra que é agitada ao vento mais do que a capa do personagem da Morte – mas isso é apenas e tão-somente na sua visão.

Na visão de um terceiro, seu personagem pode não passar de um baixinho raquítico e fanfarrão com mania de grandeza e um ego maior do que o Maracanã.

Por isso, a figura do mestre não virá para dizer “Você não pode fazer isto!”, mas para questionar: “Legal o que você fez... Mas se encaixa com seu personagem? E com a história, será que faz sentido?”. As regras do jogo não existem para atrapalhar/incomodar ninguém, mas apenas para que todos tenham as mesmas condições de progredir e para tornar o jogo mais agradável e sensato aos olhos de todos – uma vez que todos, ao se cadastrarem e aceitarem entrar no jogo, estão de acordo com as regras. É para isso que existe a ficha do jogador, utilizada como um guia para suas ações.

Neste quesito, a decisão do mestre, a bem do jogo, é irrevogável e ele tem plenos poderes quando da condução do jogo em si, seja no tocante a trama, às tramas pessoais, fatos e acontecimentos diversos.

Vale lembrar também que, neste RPG, o Mestre não existe na figura de uma pessoa solitária, mas em um Grupo de Administradores que prezam o bem do RPG e não medirão esforços para fazer com que o jogo se torne mais interessante e atrativo para todos.

Por isso jogar RPG é fácil: basta imaginar seu personagem, analisar a situação proposta e interagir da melhor maneira possível! Explorar ao máximo as (sempre limitadas) capacidades de nossos personagens sempre vai ser a chave para um bom jogo, um maior nível de interação e crescimento do personagem!

Resumindo: encaixe seu personagem na história e o resto virá naturalmente. Reaja a fatos, interaja com pessoas, situações, lugares e objetos, deixando fluir seu personagem, e tudo vai caminhar.

Ou seja, você deve analisar muito bem o que o Mestre sugeriu, e depois você dirá o que seu personagem – não você – faria em tal situação, para dar origem a novos problemas até chegar ao fim!

Atenciosamente,
RPG Azeroth – Aventuras Diversas
Ir para o topo Ir para baixo
https://ad-hogwarts.forumeiros.com
 
O QUE É RPG?
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts :: Regras do RPG Game Of Hogwarts-
Ir para: