InícioCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seLogin

Compartilhe | 
 

 TUTORIAL PARA ROLAGEM DE DADOS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Administrador
Administrador
Administrador


Mensagens : 528
Curtir : 4
Data de inscrição : 27/06/2011

MensagemAssunto: TUTORIAL PARA ROLAGEM DE DADOS   Qui Jul 07, 2011 8:19 pm

Rolagem de dados

Por mais cautelosos que os personagens sejam, por maiores cuidados que eles tenham, em algum momento do jogo eles são obrigados a enfrentar algum desafio. Para que ele supere esse desafio é necessário definir os procedimentos de rolagem. As rolagens são simples, porém muito eficientes, pois neste jogo é privilegiada a resolução de enigmas e problemas e quem tem mais força e derrota mais inimigos.

A rolagem é realizada quando um Personagem deseja realizar uma ação um pouco mais complicada, para verificar se ele conseguiu ou não efetuar a manobra que estava planejando fazer. A rolagem são a única ocasião do jogo, além dos combates, em que será necessário usar o dados para acrescentar o elemento Sorte ao jogo.

Para rolar dados, siga o tutorial abaixo, gentilmente cedido pelo professor de Fetiços.


Citação :
- Aperte em 'post replay'.
- Abrirá a janela normalmente, como resposta de um post.
- Abaixo do campo usado para escrever a mensagem, há um espaço chamado 'Lançar dados', você irá escolher:

Lançar dados #1 : D10 / número de lançamentos: 1.

Em aula, cada professor estipula corretamente como será a rolagem, em trama, a rolagem virá após o post de reação. Poste as ações da personagem não finalizadas, com margem para erro ou acerto, e após a rolagem, O Mestre postará a contra-reação. Os posts são em on, portanto, não cometa floods.

Poderá ser pedido até duas ou mais rolagens, a depender da ação.

A Dificuldade representa o quão difícil o teste é. Isto fica a cargo do Mestre decidir, mas em princípio o teste terá uma de quatro dificuldades, variando de acordo com a necessidade da ação.

Custos:

Ao usar magia com rolagem de dados (exceto em aulas e duelos assistidos), é inevitável que haja perda de pontos de magia. O mesmo se dá com os pontos de vida. Ao participar de alguma quest, pode ser que o personagem perca alguns postos de vida. Ao final da quest, o jogador será avisado do dano causado e quantos pontos perdeu.

Como recuperar?

Os pontos de magia são recuperáveis por meio do descanso (o qual deve ser indicado por meio da postagem). A recuperação desses pontos, porém, nunca será completa e dependerá da qualidade da postagem do descanso.

Os pontos de vida nem sempre são recuperáveis. Alguns, causados por ferimentos, por exemplo, podem ser recuperados ao ser tratado na enfermaria. Da mesma forma ocorrida com os pontos de magia, os pontos de vida não são completamente recuperáveis. Há casos em que eles não serão recuperáveis. Um personagem amaldiçoado, por exemplo, pode jamais encontrar a cura para a maldição que lhe foi rogada, perdendo, definitivamente, os pontos de vida utilizados na trama.

Testes

A qualquer momento, pode-se exigir do jogador um teste de ação, por meio do qual, além da postagem, ele terá de lançar os dados para saber se sua empreitada foi efetiva ou falha. Os atributos utilizados variam de acordo com a situação, mas será indicado pelo Mestre previamente.

A avaliação se dará da seguinte forma:

Rolagem de dados + (bônus do atributo + post)/2 > dificuldade

A dificuldade varia segundo a ação.


Citação :
4 - Muito Fácil
6 - Fácil
8 - Médio
10 - Difícil
12 - Muito Difícil

A avaliação da postagem varia de 0 a 6. Os critérios usados para a avaliação são semelhantes aos utilizados para seleção em Ágora:

- Adequação à proposta
- Coesão e coerência
- Criatividade
- Gramática e Ortografia
- Estética (que incluirá floodagem, número mínimo de linhas e, principalmente, organização textual)

A avaliação será realizada sempre por dois ou mais membros da administração que não estejam mestrando a ação. A avaliação não será publicada, divulgada apenas ao player envolvido, quando este exigir. Em hipótese alguma os avaliadores serão divulgados.

Crítico e Acerto automático


Crítico é quando o valor retirado no dado é 1 (um). Logo, não se faz conta pois o erro foi instantâneo e haverá penalidade por ele. Erros críticos podem acarretar consequências ruins para seu personagem.

Acerto automático é quando o valor retirado no dado é 10 (dez). Logo, não se faz conta por o acerto foi instantâneo e com 100% de aproveitamento, podendo acarretar até um bônus ao personagem na ação.


Optem por usar este tutorial, não utilizem o código abaixo para rolagem em tramas:


Código:
[roll][/roll]

A rolagem de dados é para tornar o jogo mais emocionante e real. O sistema é aparentemente simples, caso tenha alguma dúvida, poste no tópico criado para isso.

Atenciosamente,
Mestre de Jogo.

OBSERVAÇÃO: Perfil adaptado do Sistema Daemon, disponibilizado em forma de netbook.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://ad-hogwarts.forumeiros.com
 
TUTORIAL PARA ROLAGEM DE DADOS
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Pixel art]tutorial para iniciantes (Characters)
» Super tutorial para iniciantes!
» Tutorial para iniciantes no RPG Maker VX.
» TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO S1005
» Tutorial: Como escrever corretamente

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts :: Introdução-
Ir para: